sexta-feira, 4 de abril de 2008

Software educacional

Educacional: Este software è considerado educacional quando está inserido em um contexto de ensino-aprendizagem. Ele pode ser considerado um produto educacional se adequadamente utilizado pela escola mesmo que não tenha sido criado para a escola.

Educativo: Este software é desenvolvido com a finalidade de possibilitar ao aluno construir um conhecimento relacionado a um conteúdo didático. Ele busca favorecer o conhecimento pelo aluno e alguns aspectos são necessários para um software educativo: fundamentação pedagógica; finalidade didática; interação aluno/usuário e facilidade de uso.

Instrucionista: "O computador funciona como se fosse um professor, uma máquina de ensinar, ele é um meio instrucinal, ele instrui." (CHAVES, 1983) A postura do aluno é passiva respondendo de acordo com aquilo que o computador lhe pergunta.

Construcinista: O computador é considerado uma ferramenta de aprendizagem que pode levar o aluno a um aprendizado não só dos fatos importantes sobre o próprio computador, mas também sobre outros conteúdos.

Em relação ao software ABC e o HAGAQUE acreditamos que eles sejam construcinistas pois não seguem uma sequência lógica sem dar dica do que a criança deve fazer para proceguir no jogo.
Em relação ao software DALLY DOO ele é considerado instrucionista pois no decorrer do jogo há instruções de como avançar as etapas.

Um comentário:

Caroline Guedes disse...

Ok, boa análise dos softwares. Procurem sempre escrever o que entenderam dos conceitos com as palavras de vocês, evitando cópia fiel do texto.